quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Diagnóstico precoce de distúrbios de aprendizagem - 3

Como agir na escola quando perceber que a criança apresenta sinais de distúrbios de aprendizagem?


Toda a atenção com a criança neste momento é importantíssimo! Solicite um Check-up, incluindo exames de visão e audição, fique atento aos aspectos emocionais que ela está apresentando; observe se está tudo bem com ela em casa e na escola; analise como é a agenda diária da criança e por último se nada dessas hipóteses apresentarem diferenciais será necessário uma avaliação multidisciplinar em uma clinica especializada.

Indique primeiro a verificação das condições de saúde da criança. Exames de sangue e de tireoide identificam anemias e distúrbios hormonais que podem provocar desânimo e reduzir a atenção. Crianças que respiram pela boca também podem apresentar distúrbios de aprendizagem por falta de oxigenação no cérebro.

Solicite também exames oftalmológicos e auditivos que devem ser feitos anualmente, de preferência antes do período letivo. Em seis meses, a criança pode apresentar a dificuldade e não sabe identificar sozinha que aquilo não é normal. Há casos de inflamação nos ouvidos que não apresentam dor, a criança apenas sente como se estivesse com um tampão.

Oriente os pais de sempre se pergutarem quando perceberem algo de diferente na criança: a criança sempre foi assim ou é algo do momento? Às vezes, um fato específico, como a troca de uma babá, a perda de um parente ou separação dos pais também podem afetar na aprendizagem.

Mostre aos pais que existem escolas com diferentes métodos de aprendizagem. Quando a escolha não é adequada, a autoestima da criança cai e ela passa a não querer frequentar as aulas. Procure conhecer o perfil de aprendizagem ideal para da criança em questão. Se o método for inadequado, o recomendável é matriculá-lo em outra instituição - a escola tem de ser honesta nestes casos.

Se a criança cumpre uma série de atividades extracurriculares, como natação, inglês, balé, futebol, música, ela não tem tempo para brincar e pode apresentar transtorno de aprendizagem funcional. Nesses casos, o recomendável é que se opte por apenas uma atividade. O ideal é que a criança tenha um período para descansar, digerir e absorver o que aprendeu na escola.

Se os problemas citados estão eliminados e a criança permanece com dificuldades, agora é hora de solicitar a família que procure uma clínica especializada para que ela passe por exames feitos por uma equipe multidisciplinar e oriente família e escola de como lidar com esta criança.

Atuação de pais e professores frente aos distúrbios da aprendizagem
 Atitudes que devem ser evitadas:
·         Ressaltar as dificuldades da criança;
·         Corrigir a criança com frequência perante os outros;
·         Relegar ou ignorar a criança que não consegue superar sua dificuldade.
Atitudes a serem adotadas:
·         Evitar que a criança se sinta inferior;
·         Considerar o problema de maneira serena e objetiva;
·         Avaliar o desempenho da criança pela qualidade de seu trabalho;
·         Estimulá-la a enfrentar o problema, procurando superar-se.

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Referências

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