quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Atendimento psicopedagógico clínico – como é?


O Psicopedagogo realiza entrevistas, avaliações, atividades lúdicas e diferentes instrumentos para identificar as barreiras de aprendizagem. Orienta os pais, os professores e ajuda a pessoa (ou grupo) a conhecer seus mecanismos de aprendizagem, entendendo-o como sujeito ativo e protagonista do processo.
Geralmente o período  para diagnosticar o problema psicopedagógico dura de 7 à 10 sessões de 50 minutos cada. Em alguns casos, o profissional pode encaminhar o paciente para outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, otorrinos, entre outros para uma avaliação transdisciplinar.
O primeiro atendimento psicopedagógico, na clínica, é uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões e a queixa. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.
O tratamento depende dos resultados da avaliação.
A duração do tratamento depende dos resultados das ações e de fatores como:
·       O trabalho sistemático com a educação cognitiva e a afetividade;
·       As intervenções nas dinâmicas familiar e escolar;
·       A necessidade de acompanhamento com outros profissionais paralelamente;
·       Questões específicas de cada caso.
Geralmente acorda-se com a família 2 encontros semanais .
A sintonia no trabalho entre os profissionais da escola, o psicopedagogo e a família é fundamental para se atingir os resultados esperados.
Nas sessões são trabalhados os conteúdos escolares defasados, a cognição/afetividade através de jogos e outras atividades desafiadoras que motivem o paciente a buscar alternativas e estratégias para superação de obstáculos e avançar sua aprendizagem.

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