O Psicopedagogo realiza entrevistas, avaliações, atividades lúdicas e diferentes instrumentos para identificar as barreiras de aprendizagem. Orienta os pais, os professores e ajuda a pessoa (ou grupo) a conhecer seus mecanismos de aprendizagem, entendendo-o como sujeito ativo e protagonista do processo.
Geralmente o período para diagnosticar o problema
psicopedagógico dura de 7 à 10 sessões de 50 minutos cada. Em alguns
casos, o profissional pode encaminhar o paciente para outros profissionais
como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, otorrinos, entre outros para
uma avaliação transdisciplinar.
O primeiro atendimento psicopedagógico, na clínica, é uma
entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários,
quantidades de sessões e a queixa. O histórico do sujeito, desde seu nascimento,
será relatado numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.
O tratamento depende dos resultados da avaliação.
A duração do tratamento depende dos resultados das ações e de
fatores como:
· O trabalho sistemático com a educação cognitiva e
a afetividade;
· As intervenções nas dinâmicas familiar e escolar;
· A necessidade de acompanhamento com outros
profissionais paralelamente;
· Questões específicas de cada caso.
Geralmente acorda-se com a família
2 encontros semanais .
A sintonia no trabalho entre
os profissionais da escola, o psicopedagogo e a família é fundamental para se
atingir os resultados esperados.
Nas sessões são trabalhados
os conteúdos escolares defasados, a cognição/afetividade através de jogos e outras
atividades desafiadoras que motivem o paciente a buscar alternativas e
estratégias para superação de obstáculos e avançar sua aprendizagem.
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