quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Crianças com déficit de atenção, como agir? - 2

Quais são os sintomas da pessoa desatenta?
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais – DSM-IV, uma pessoa apresenta desatenção, a ponto de ser considerado como transtorno, quando tem a maioria destes sintomas ocorrendo em suas atividades:
1.   Frequentemente não dá a atenção devida a detalhes ou comete erros típicos de descuido na escola, no trabalho ou em outras atividades.
2.  Frequentemente tem problemas em manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas.
3.   Frequentemente parece não dar ouvidos quando lhe dirigem a palavra.
4. Frequentemente não segue instruções e falha em concluir tarefas escolares, pequenas tarefas ou obrigações no trabalho (não devido a oposição ou não compreensão das instruções).
5.   Frequentemente tem problemas organizando atividades.
6.   Frequentemente evita, não gosta ou não quer fazer coisas que exigem tempo e esforço mental.
7.   Frequentemente perde coisas necessárias para as tarefas e atividades (ferramentas, brinquedos, canetas, livros etc).
8.   Frequentemente se distrai.
9.   Frequentemente esquece atividades do dia adia.
10. Frequentemente esquece senhas, informações pessoais.

Crianças diagnosticadas por profissionais com TDA precisam de organização, de estrutura, de diretrizes e de repetições. Então, é importante estabelecer regras e deixa-las expostas de uma forma apelativa para que seja visualizada com frequência pela criança, o que transmite segurança e ajuda a ela saber o que se espera dela.




Mas atenção! As regras devem sempre ser mencionadas de forma positiva.  Deve-se retornar a elas toda vez que seja desrespeitada, esquecida. As crianças necessitam ouvir com frequência, por isso repita, fale, retome quantas vezes forem necessárias, seja incansável.

Sem comentários:

Enviar um comentário