Sugestões para o dia a dia
Em casa
·
Sempre que a criança atingir um objetivo
elogiar, elaborar uma forma de compensação como prêmios cada vez que atinge os
objetivos. Os critérios de avaliação devem ser aumentados gradualmente.
·
Dar retorno dos resultados das atividades valorizando o positivo. Assim a criança sabe se
está atingindo as metas esperadas, o que pode ser um excelente incentivo e
permite interiorizar o que ela tem de fazer.
·
Jamais mencionar o
que não se espera que a criança realize.
·
Geralmente quando a
criança apresenta déficit de atenção ela também pode apresentar baixa autoestima. Para trabalhar com esta situação é
imprescindível os incentivos e apoios contínuos, não apenas quando ela conclui
tarefas, mas durante a realização das mesmas. Valorizar mais o esforço que o
resultado final.
·
Nunca fazer comentários depreciativos. Quando for necessário, criticar o comportamento
específico, mostrando, no que ela pode melhorar e, de uma forma pedagógica (não
gritar ou mostrar-se nervoso e irritado com ela), mostrar-lhe a forma correta
de agir. Faça perguntas como Sabe o que
você fez? ou De que forma diferente
você poderia ter feito? ajudam a promover a auto-observação.
·
Propor atividades rápidas e ir graduando a
dificuldade e a duração, assim ela desenvolve a aprendizagem da organização.
·
Divida em partes as grandes tarefas para que
estas não gerem o sentimento de frustação do eu não sou capaz na criança com déficit de atenção.
Em sala de aula:
·
Deixar a criança
sempre próxima do professor para evitar a distração.
·
Colocá-la próxima de
outras crianças concentradas, pois ela necessita de modelos para se estimular.
·
Dispor as mesas em
círculo, em semicírculo, deixando a criança com a visão do todo, isso evita a
dispersão.
·
Escrever palavras
chaves no quadro enquanto aborda um assunto.
Sempre que possível usar a metodologia visual.
·
Ser criativo e
procurar inovar, tal entusiasma as crianças, ajuda a motivar e a manter a
atenção.
·
Alternar atividades
mentais e físicas.
·
Evitar chamar à atenção verbal, trocar essa atitude
por um simples olhar, que ajuda a criança a manter-se atenta, ou ainda um
pequeno toque físico quando esta se distraí (Ex.: leve toque no ombro).
·
Promover a prática
de exercícios físicos ajuda a liberar o excesso de energia e contribuí para o
aumento da capacidade de concentração.
·
A comunicação Família/Escola
deve ser construtiva e preventiva. Não relacionar-se com a família e vice-versa,
após a ocorrência de dificuldades.
Sugestão de links
complementares:
Sem comentários:
Enviar um comentário