quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Crianças com déficit de atenção, como agir? - 3

Sugestões para o dia a dia

Em casa
·        Sempre que a criança atingir um objetivo elogiar, elaborar uma forma de compensação como prêmios cada vez que atinge os objetivos. Os critérios de avaliação devem ser aumentados gradualmente.
·        Dar retorno dos resultados das atividades valorizando o positivo. Assim a criança sabe se está atingindo as metas esperadas, o que pode ser um excelente incentivo e permite interiorizar o que ela tem de fazer.
·        Jamais mencionar o que não se espera que a criança realize.
·        Geralmente quando a criança apresenta déficit de atenção ela também pode apresentar baixa autoestima.  Para trabalhar com esta situação é imprescindível os incentivos e apoios contínuos, não apenas quando ela conclui tarefas, mas durante a realização das mesmas. Valorizar mais o esforço que o resultado final.
·        Nunca fazer comentários depreciativos. Quando for necessário, criticar o comportamento específico, mostrando, no que ela pode melhorar e, de uma forma pedagógica (não gritar ou mostrar-se nervoso e irritado com ela), mostrar-lhe a forma correta de agir. Faça perguntas como Sabe o que você fez? ou De que forma diferente você poderia ter feito? ajudam a promover a auto-observação.
·        Propor atividades rápidas e ir graduando a dificuldade e a duração, assim ela desenvolve a aprendizagem da organização.
·        Divida em partes as grandes tarefas para que estas não gerem o sentimento de frustação do eu não sou capaz na criança com déficit de atenção. 

Em sala de aula:
·        Deixar a criança sempre próxima do professor para evitar a distração.
·        Colocá-la próxima de outras crianças concentradas, pois ela necessita de modelos para se estimular.
·        Dispor as mesas em círculo, em semicírculo, deixando a criança com a visão do todo, isso evita a dispersão.
·        Escrever palavras chaves no quadro enquanto aborda um assunto.  Sempre que possível usar a metodologia visual.
·        Ser criativo e procurar inovar, tal entusiasma as crianças, ajuda a motivar e a manter a atenção.
·        Alternar atividades mentais e físicas.
·        Evitar chamar à atenção verbal, trocar essa atitude por um simples olhar, que ajuda a criança a manter-se atenta, ou ainda um pequeno toque físico quando esta se distraí (Ex.: leve toque no ombro).
·        Promover a prática de exercícios físicos ajuda a liberar o excesso de energia e contribuí para o aumento da capacidade de concentração.

·        A comunicação Família/Escola deve ser construtiva e preventiva. Não relacionar-se com a família e vice-versa, após a ocorrência de dificuldades.



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