terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Como Ensinar Fatos Matemáticos a uma Criança Autista


Indivíduos com autismo diferem com relação a suas forças e fraquezas. Não há dois indivíduos autistas iguais e, por isso, o problema não pode ser generalizado. No entanto, indivíduos autistas tendem a se dar bem com números. Eles são geralmente hábeis a recitar e ordenar números, talvez por causa da estrutura existente na ordem numérica. Dito isso, crianças com autismo aprendem de modo diferente, e é nesse quesito que os pais ou professores são desafiados. 

Aceitando os Desafios do Ensino a uma Criança Autista

Esteja preparado para considerar a comunicação um desafio. 

Pode ser difícil comunicar-se com uma criança autista, em especial em casos mais severos. Se uma criança apresentar autismo leve, pode ser que não consiga expressar o que entende ou não. Ela pode não conseguir dizer o que não compreende, ou pode sequer estar seguindo à sua explicação. Se ela não compreender, é mais provável que não fará as perguntas apropriadas.
  • É a sua função reconhecer esse problema e não se ressentir para com a criança. Faça o melhor para tentar adivinhar quais seriam os questionamentos da criança, caso ela os pudesse expressar.
Saiba que o autismo pode criar problemas com as habilidades linguísticas. 
A linguagem é usada para comunicar as ideias por trás da matemática. As habilidades linguísticas tendem a ser afetadas no autismo, tornando os conceitos matemáticos difíceis. Se a linguagem estiver problemática, esse pode se apresentar um grande desafio.
  • Muitos conceitos podem ser exibidos através de exemplos visuais, mas geralmente estarão emparelhados com instruções verbais, e é aqui que habita a dificuldade. Tente usar dicas visuais tão frequentemente quanto possível ao ensinar a sua criança.
Entenda que a criança autista pode demonstrar falta de interesse naquilo que você está tentando ensinar. 
Crianças autistas têm um campo de interesse bastante seleto. Aprender matemática pode não ser interessante a ela, gerando assim uma notável falta de concentração. Para fazê-la prestar atenção e aprender, você deverá tornar o tema especialmente interativo e divertido.

Esteja preparado para confrontar habilidades motoras reduzidas. A matemática é frequentemente associada a lápis e papel. Habilidades motoras finas são geralmente afetadas nesses casos, e isso pode criar um grande desafio em termos matemáticos.[1] Aprender a escrever os números, e ainda manipulá-los, pode ser algo exasperante.
  • A tecnologia pode ser usada para superar essa situação até certo ponto — você pode perceber que é mais fácil à criança pressionar botões e telas sensíveis ao toque do que agarrar fisicamente a uma caneta.

Superando os Desafios

Incorpore o interesse da criança ao seu ensino. 
É excelente incorporar seus interesses em problemas matemáticos. Por exemplo, a sua filha pode adorar cavalos. Mostre a ela soluções usando seus cavalos de brinquedo.
  • Se possível, tente encontrar um livro de exercícios contendo cavalos. Isso pode despertar interesse com relação ao trabalho que precisa ser completado.
Elogie tão frequentemente quanto possível. 
Embora possam parecer distraídas de vez em quando, crianças autistas são ávidos aprendizes. Dê a eles constante encorajamento — isso é essencial durante o aprendizado, para mantê-las motivadas.
  • Fazê-lo também as deixará felizes e as fará associar o tempo de aprendizado com positividade. Ao invés de detestá-lo, elas poderão reconhecê-lo como o momento em que recebem atenção positiva.
Tente evitar perguntas de 'sim' ou 'não', optando por questões de múltipla escolha. 
Em termos de linguagem, se a sua criança tem pobres habilidades linguísticas, não prefira perguntas que requeiram um 'sim' ou um 'não'. A confusão associada à barreira linguística pode interferir com o aprendizado de conceitos matemáticos. Usar questões de múltipla escolha torna essa barreira um pouco mais fácil de lidar.


Faça com que a criança replique as suas ações. Esse método é altamente eficaz. Por exemplo, você pega quatro blocos, e então ela coleta quatro blocos. Mostre a ela como você sobrou com três livros, depois que um tenha sido retirado.
  • Em essência, você está ensinando a criança a se espelhar em você. Ela lentamente verá as conclusões de suas ações e será capaz de retirar conclusões por conta própria, quando você não estiver por perto.
Mantenha os níveis de habilidade da criança em mente, ao criar os planos de lições. Tenha consciência de seus níveis em particular, partindo deles. A sua criança pode não estar à altura de sua série, então concentre-se em suas habilidades. Certas áreas da matemática podem parecer mais fácil a ela do que outras. Isso significa que você pode ter que abordar certos tópicos em um nível diferente de habilidade do que o próximo.

Dê uma instrução por vez, ao invés de empilhá-las e despejá-las sobre a criança. Não dê múltiplas instruções simultaneamente. Crianças autistas lutam para lembrar-se de sequências. Se a criança for capaz de ler, escreva cada instrução. Se ela luta para responder ao primeiro conjunto de instruções, não a confunda tentando fazer um segundo.
  • Pense nela como o aprendiz de uma língua estrangeira. Ela precisa de um pouco mais de tempo para processar o que você disse, então mantenha as instruções curtas e claras. Quanto mais fácil for a ela se lembrar, melhor.
Experimente com cores para ajudar a criança a aprender mais facilmente. Se ela tiver dificuldades de processamento visual, saiba que muitas crianças consideram a fonte preta mais fácil de processar quando impressa em papel colorido (reduzindo seu contraste).
  • Um papel azul-claro ou bronzeado é um bom início. Elas são cores neutras de fácil processamento aos olhos.
Use jogos para ajudar a criança a entender conceitos matemáticos. Jogos sempre têm sido uma forma leve de aprender matemática, já que muitos jogos construtivos foram construídos centrando-se no aprimoramento matemático de uma criança. O nível de dificuldade também variará com base na idade da criança.
  • Jogos ajudarão ao ser bastante coloridos, capturando a atenção de uma criança. Isso é algo de que as crianças de hoje em dia são grandes fãs, não apresentando qualquer resistência ao vê-los. É como ensiná-las sem dizer a elas que estão aprendendo.
  • Por exemplo, jogos famosos como o Candy Crush Saga têm trabalhado no melhoramento da lógica segmentada — e, se formos um pouco mais adiante no nível de dificuldade, teremos 2048, um jogo que envolve todos os fatos e as habilidades incluídos na matemática.

Criando um Ambiente Adequado à Aprendizagem

Ensine à criança em um ambiente no qual ela se sinta familiar. 
Tente ensiná-la em um lugar natural, onde as coisas são mais familiares ou menos complicadas. Primeiramente, isso manterá sua mente longe do fato de que ela está aqui para aprender matemática (muito provavelmente, uma matéria na qual ela não é tão boa) e, ainda, ao aprender com a ajuda de um ambiente natural, a matéria ficará em sua mente, já que a criança associará os fatos com itens bastante comuns ao seu redor.
  • Por exemplo, ao ensinar adição e subtração, você pode levar a sua criança à escadaria, dar um número a cada degrau, com um 0 no meio, subindo até o +5 e descendo até o -5. Ela deverá se manter no degrau 0 e, a seguir, você pedirá a ela que adicione 2, saltando dois degraus para cima, então tendo que subtrair 3, saltando três passos para baixo.
Ensine a criança a sós. 
Crianças autistas aprendem melhor estando em um ambiente um-a-um. Isso as ajuda a construir autoestima e confiança. Você poderá se concentrar especificamente em suas necessidades e haverá também menos distrações se ela for a única pessoa no ambiente, com você.
  • Será também mais fácil para você. Concentrar-se em uma criança é suficientemente difícil — concentrar-se em mais dividiria a sua atenção.
Mantenha o ambiente de aprendizagem livre de entulhos. 
Mantenha o espaço de trabalho limpo de distrações. As distrações visuais são bastante comuns, podendo interferir com o processo de aprendizagem. Não mantenha uma grande variedade de itens na mesa. Algo tão simples como uma caneta pode resultar em perda de concentração.
  • Mantenha todo o trabalho da criança organizado e também no mesmo lugar. Mantenha todos os recursos em um local seguro. Desse modo, a criança pode voltar e revisar suas lições em detalhes. Dê todos os conceitos claramente, isolando exemplos específicos. Assim, cada conceito é mantido separadamente de outros.
Assegure-se de que o ambiente de aprendizagem esteja bem suprido com objetos que ajudarão no ensino da matemática. A matemática sempre foi uma matéria melhor aprendida se ensinada com o auxílio de várias atividades. Quer com uma criança autista ou não, atividades sempre são de grande ajuda.
  • Uma das mais comuns ferramentas usadas por quase todas as crianças ao aprender adição e subtração é o ábaco. Ao usar objetos materiais, a criança sempre terá aquela imagem em mente ao realizar cálculos e, se ela tiver dificuldades em somar itens na mente, pode simplesmente ir para o ábaco, mentalmente, mover as contas aqui e ali e concluir uma resposta em sua folha.
  • Por exemplo, uma pizza com 8 pedaços pode ser usada para o ensino básico das frações. Uma pizza completa equivale a 8/8, mas, se 2 fatias forem retiradas, essa fração se transformará em 6/8, significando que 2 fatias despareceram. Depois da aula, naturalmente, ela poderá comer a pizza. A criança sempre se lembrará da pizza ao realizar frações, colocando e tirando fatias imaginárias em sua mente, a cada vez que precisar resolver um problema.
Dicas
  • Seja direto em suas instruções, já que crianças autistas podem ter dificuldade em compreender humor ou sarcasmo.
  • Atenha-se aos elogios, ao invés de alongar as lembranças do que ela fez de errado.
  • Tente evitar que a criança sofra bullying por outras.
  • Esforce-se para que haja alguém com a criança em todo o tempo.
Fonte: http://pt.wikihow.com/Ensinar-Fatos-Matem%C3%A1ticos-a-uma-Crian%C3%A7a-Autista

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