terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Quais são os sintomas do Transtorno de Aprender? Como identificar os Transtornos de Aprendizagem? Quando a família e a escola devem procurar ajuda de uma avaliação profissional? Como o TA é diagnosticado? Há tratamento?

Quais são os sintomas do Transtorno de Aprender?

Os sintomas devem estar presentes desde os primeiros anos de vida do indivíduo, caracterizando um desempenho pelo menos dois anos abaixo do esperado pela escolarização e idade cronológica, persistindo ao longo de sua vida.
 Em muitos quadros de Transtorno de Aprendizagem identifica-se a  presença de antecedentes familiares, justificando grau de hereditariedade.



Como identificar os Transtornos de Aprendizagem?

Podem ser identificados na leitura, na escrita e na matemática. Entenda:
* na leitura, caracteriza-se por dificuldades específicas em compreender palavras escritas, denominado como Dislexia.
* na escrita percebemos inabilidades quanto a ortografia, caligrafia e capacidade em compor textos o que identifica quadros como Disgrafia ou Disortografia;
* na matemática quando apresenta dificuldades específicas em manejar números, aquisição de conceitos matemáticos e limitações quanto ao pensamento lógico-matemático caracterizando o quadro de Discalculia.


Quando a família e a escola devem procurar ajuda de uma avaliação profissional?


Quando o comprometimento escolar não for correspondido de acordo com o esperado, levando em consideração o contexto bio-psico-social, deve-se fazer diagnóstico diferencial. Os transtornos de matemática, de leitura e escrita ocorrem com mais frequência.


A que profissionais recorrer?

Geralmente a psicopedagogos e fonoaudiólogos, sendo necessário, estes profissionais solicitarão um acompanhamento com equipe multidisciplinar.


Como o TA é diagnosticado? Há tratamento?

Segundo o DSM-IV-TR, os transtornos de aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do paciente em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressão escrita e abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência.

O tratamento para os transtornos de aprendizagem é sempre multidisciplinar, focado nas áreas de maior dificuldade de seus portadores. É preciso que o paciente seja submetido a uma avaliação detalhada e, assim, será possível ajudá-lo a potencializar e criar estratégias para que obtenha um sucesso na área acadêmica.


Fonte: Marina E. Alves Guimarães – Fonoaudióloga – CRFª7480/MG
Departamento de Distúrbios de Aprendizagem relacionados à visão
Hospital de Olhos - Dr. Ricardo Guimarães


Sem comentários:

Enviar um comentário