De acordo com o CID – 10 e com o DSM-IV existem basicamente três tipos
de transtornos específicos:
·
da leitura,
·
da matemática,
·
da expressão da
escrita.
A caracterização geral desses transtornos de
aprendizagem não difere muito entre os dois manuais, veja.
Transtorno da leitura
Transtorno da leitura
O DSM-IV classifica como critérios diagnósticos para o Transtorno da Leitura:
• Rendimento da capacidade de leitura, como correção, velocidade ou compreensão da leitura, significativamente inferior à média para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
•A dificuldade de leitura apresentada pelo indivíduo interfere de modo significativo nas atividades cotidianas que requeiram habilidades de leitura.
• Sob a presença de algum déficit sensorial, as dificuldades de leitura excedem aquelas habitualmente a este associadas.
• A leitura oral se caracteriza por distorções, substituições ou omissões, e junto com a leitura silenciosa vem acompanhada por lentidão e erros na compreensão do texto.
Transtorno da matemática
Também conhecido como
discalculia, não é relacionado à ausência de habilidades matemáticas básicas,
como contagem, e sim à forma com que a criança associa essas habilidades com o
mundo que o cerca. A aquisição de conceitos matemáticos, bem como de outras
atividades que exigem raciocínio, é afetada nesse transtorno, cuja baixa
capacidade para manejar números e conceitos matemáticos não é originada por
lesão ou outra causa orgânica. Falha na aquisição da capacidade e na habilidade
de lidar com conceitos e símbolos matemáticos. Basicamente, a dificuldade está
no reconhecimento do número e do raciocínio matemático.
O Transtorno da Matemática, segundo o DSM-IV, é
caracterizado por:
• A capacidade matemática para a realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio matemático, encontra-se substancialmente inferior à média esperada para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
• As dificuldades da capacidade matemática apresentadas pelo indivíduo trazem prejuízos significativos em tarefas da vida diária que exigem tal habilidade.
• Em caso de presença de algum déficit sensorial, as dificuldades matemáticas excedem aquelas geralmente a este associadas.
• Diversas habilidades podem estar prejudicadas nesse transtorno, como as habilidades linguísticas (compreensão e nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de problemas escritos em símbolos matemáticos), perceptuais (reconhecimento de símbolos numéricos ou aritméticos, ou agrupamento de objetos em conjuntos), de atenção (copiar números ou cifras, observar sinais de operação), e matemáticas (dar sequência a etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicação).
Transtorno da expressão escrita
• A capacidade matemática para a realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio matemático, encontra-se substancialmente inferior à média esperada para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
• As dificuldades da capacidade matemática apresentadas pelo indivíduo trazem prejuízos significativos em tarefas da vida diária que exigem tal habilidade.
• Em caso de presença de algum déficit sensorial, as dificuldades matemáticas excedem aquelas geralmente a este associadas.
• Diversas habilidades podem estar prejudicadas nesse transtorno, como as habilidades linguísticas (compreensão e nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de problemas escritos em símbolos matemáticos), perceptuais (reconhecimento de símbolos numéricos ou aritméticos, ou agrupamento de objetos em conjuntos), de atenção (copiar números ou cifras, observar sinais de operação), e matemáticas (dar sequência a etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicação).
Transtorno da expressão escrita
Refere-se apenas à ortografia ou caligrafia, na
ausência de outras dificuldades da expressão escrita. Nesse transtorno,
geralmente existe uma combinação de dificuldades na capacidade de compor textos
escritos, evidenciada por erros de gramática e pontuação dentro das frases, má
organização dos parágrafos, múltiplos erros ortográficos, na ausência de outros
prejuízos na expressão escrita. Falha na aquisição da escrita; implica uma
inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita.
O Transtorno da Expressão Escrita, de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-IV, são:
• A capacidade das habilidades de expressão escrita encontram-se significativamente inferior à média para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
• A dificuldade na expressão escrita apresentada pelo indivíduo interfere de modo significativo nas atividades cotidianas que requeiram habilidades de escrita, como escrever frases gramaticamente corretas e parágrafos organizados.
• Na presença de algum déficit sensorial, as dificuldades de escrita excedem aquelas habitualmente a este associadas.
• O problema se caracteriza por dificuldades na composição de textos, erros de gramática e pontuação, má organização dos parágrafos, erros frequentes de ortografia e caligrafia precária.
Fonte: Marina E. Alves Guimarães – Fonoaudióloga – CRFª7480/MG
Departamento de Distúrbios de Aprendizagem relacionados à visão
Hospital de Olhos - Dr. Ricardo Guimarães
O Transtorno da Expressão Escrita, de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-IV, são:
• A capacidade das habilidades de expressão escrita encontram-se significativamente inferior à média para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
• A dificuldade na expressão escrita apresentada pelo indivíduo interfere de modo significativo nas atividades cotidianas que requeiram habilidades de escrita, como escrever frases gramaticamente corretas e parágrafos organizados.
• Na presença de algum déficit sensorial, as dificuldades de escrita excedem aquelas habitualmente a este associadas.
• O problema se caracteriza por dificuldades na composição de textos, erros de gramática e pontuação, má organização dos parágrafos, erros frequentes de ortografia e caligrafia precária.
Fonte: Marina E. Alves Guimarães – Fonoaudióloga – CRFª7480/MG
Departamento de Distúrbios de Aprendizagem relacionados à visão
Hospital de Olhos - Dr. Ricardo Guimarães
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